Informes

Notícias

Intercâmbio Internacional: inscrições abertas até 20 de maio

28/04/2023

As incrições para o Intercâmbio Acadêmico estão abertas até 20 de maio. O programa possibilita que alunos e alunas a partir do 3º período, regularmente matriculados na PUC-Rio, cursem um ou dois semestres em uma das 300 universidades conveniadas, distribuídas por 35 países, como Alemanha, Argentina, Estados Unidos, França. Para participar, é preciso ter concluído 40 créditos na PUC-Rio.

Durante o intercâmbio, os estudantes selecionados pagam só a mensalidade da PUC-Rio. Não há pagamento para a universidade do exterior. O convênio não cobre despesas com passagens, hospedagem, alimentação.

Há muito o estudante de Jornalismo Danilo Akel sonha com a oportunidade. Pretende consumá-la no próximo semestre. Caso seja aprovado no processo seletivo, manterá, na temporada internacional, as condições de bolsista acadêmico.

“Há muito tempo quero um intercâmbio desses. Nunca saí do Brasil. Seria uma grande oportunidade, porque conhecemos gente nova, gente com perspectivas muito diferentes daquelas com as quais estamos acostumados”, empolga-se.

Algumas universidades, como a Universidade Autônoma de Madri, ajudam nas despesas estudantis.A ajuda de custos contempla estada acadêmica (900 euros), deslocamento e instalação (1.000 euros), seguro de acidente e assistência viagem (210 euros). 

"Para atrair alunos da PUC, essas universidades oferecem auxílio a hospedagem, alimentação e passagem. É para todos, bolsistas ou não bolsistas. Logo quando vagas são abertas, a gente lista as universidades que vão oferecer esse tipo de ajuda”, explicou o assistente-administrativo de Intercâmbio da Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI),Thiago Holanda.

Outro aspecto importante, ao planejar o intercâmbio, é a adequação da temporada acadêmica no exterior à formação profissional. As disciplinas selecionadas no intercâmbio podem ter equivalência, ao serem aproveitadas como eletivas livres; ou podem validar até 210 horas de atividade complementar. A aluna de Estudos de Mídia Maria Luisa Resende lembra como escolheu as matéria que cursa na Universidade Católica de Lisboa:

“Optei por disciplinas relacionadas à comunicação e por eletivas de psicologia e de língua francesa. Também estou curtindo morar fora, ter minhas responsabilidade, morar sozinha, conhecer gente”, acrescenta.

Para iniciar a inscrição online, conta Maria Luisa, foi necessário verificar se a universidade desejada estava com vagas abertas para o referido período e se reunia aulas aderentes ao seu plano de vida profissional. Depois de cuidar dessa aderência, de apresentar duas cartas de recomendação assinadas por professores da PUC-Rio, entre outros documentos exigidos, e de garantir que cursaria de 16 a 20 créditos na PUC-Rio, a estudante comemorou ao receber a carta de aprovação da Universidade Católica de Lisboa.

O benefício do intercâmbio à qualificação profissional é um aspecto fundamental à programação da vivência universitária no exterior. A coordenadora de Intercâmbio do Departamento de Comunicação, Lilian Saback, recomenda a seleção de disciplinas diferentes das oferecidas na PUC-Rio para o enriquecimento do currículo: 

"Não aconselho usar a equivalência [entre disciplinas] para diminuir o tempo de curso. Todas as disciplinas vão ser aproveitadas. Há várias formas de aproveitamento", esclarece a professora. "A escolha das disciplinas deve ser baseada na grade prevista para o semestre seguinte. Eu e a própria CCCI ajudamos estudantes a construir essas escolhas", completa a professora.

Os alunos de comunicação interessados em se candidatar ao intercâmbio podem procurar a Secretaria do Departamento (6º andar da Ala Kennedy). Ou entrar em contato com a professora Lilian Saback, para marcar atendimento, pelo endereço liliansaback@puc-rio.br .

Universidades de destinos em que não se fala predominantemente o português exigem proficiência comprovada na língua estrangeira. No caso de inglês, os canditados devem apresentar à CCCI um certificado de provas como Test of English as a Foreign Language (O TOELF exigido é o IBT), International English Language Testing System (IELTS) e Certificação PUC-Rio de Proficiência (CIP). Para destinos com outros idiomas, a CCCI exige nível intermediário no mínimo B1. São aceitos só testes de entidades reconhecidas pelos consulados dos países correspondentes.

A inscrição requer ainda o upload do formulário gerado pelo SIAA-PUC; o histórico simples da PUC (original); uma carta de apresentação pessoal que inclua aspectos acadêmicos, sociais e as áreas de interesse do intercâmbio; Curriculum Vitae; e, para alunos bolsistas, o comprovante da bolsa recebida. Uma vez enviada a documentação necessária, é gerado um boleto pelo SIAA-PUC no valor de R$ 250.

O processo seletivo inclui, por fim, uma entrevista obrigartória, marcada em até 30 dias depois da inscrição. Se o aluno não comparecer na data e hora marcadas, será eliminado do processo. Na entrevista, a banca de seleção espera que o canditado seja autêntico e sincero nas respostas, e apresente um projeto pessoal e acadêmico com metas de estudo.

Após ser aprovado, o estudante deverá fazer upload dos documentos exigidos no prazo estipulado pela CCCI. Fazem parte da documentação o Requerimento 2, em formulário disponível no SIAA-PUC; tradução juramentada na língua do país pretendido para o convênio do Histórico Escolar da PUC-Rio; Curriculum Vitae na língua do país de destino, ou em inglês, incluindo informações acadêmicas e plano de trabalho genérico a ser cumprido durante o intercâmbio; cópia do passaporte (válido); e o pagamento da taxa de inscrição (R$ 500).

Numa segunda etapa, o candidato preenche um formulário de registro e envia a documentação exigida, e conferida pela CCCI, para a universidade de destino. Após receber o documento de aprovação, o estudante deve certificar-se de que o aceite foi recebido pela CCCI e providenciar o visto de estudante.

_______

Texto de Camila Oliveira e Camila Perecmanis


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO

Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 • com@puc-rio.br