Agenda

Entidades debatem na PUC-Rio PEC que traz de volta exigência do diploma de jornalista

17/05/2021

Por iniciativa da professora Patrícia Maurício, o Grupo de Pesquisa EPC PUC-Rio promove no próximo dia 25 de maio, quinta-feira, um debate sobre a luta dos jornalistas pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 206/2012, que traz a volta da exigência do diploma de jornalista para o exercício da profissão. A chamada PEC do Diploma está pronta para votação na Câmara dos Deputados. Participarão do debate representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira de Ensino do Jornalismo e professores e alunos de Jornalismo da PUC-Rio. O objetivo é buscar saídas em conjunto para a conscientização da sociedade e dos deputados federais sobre a importância do jornalismo profissional para a democracia e com isso, para que se reverta uma decisão do STF de 2009 que, na avaliação das entidades, provocou a banalização na concessão de registros de jornalista, sem respeito a qualquer critério técnico. O debate está marcado para a sala K102, de 11h às 13h.