Inteligência artificial como ferramenta na interação entre comunicação esportiva e audiência

23/09/2024

A implementação de novas tecnologias dentro do esporte, como o VAR e as bolas inteligentes, é uma pauta cada vez mais relevante. O convidado do Seminário de Comunicação Esportiva da PUC-Rio, Gustavo Poli, contou sobre as suas apostas em relação ao alcance desses avanços no espectro da comunicação e do marketing.

O diretor de programas do Grupo Globo, contou das possibilidades que ultrapassam apenas as 4 linhas. Segundo sua análise, o consumo do futebol como entretenimento o transforma em um produto que deve ser melhor explorado na era digital. A realidade aumentada para uma experiência imersiva do público, e a inteligência artificial como agente facilitador da venda de produtos esportivos durante as transmissões, são exemplos a serem desenvolvidos.

Desde uma cobertura interativa com a audiência, até a forma de patrocínio para grandes eventos, a incorporação da tecnologia nas mídias esportivas é inevitável. Gustavo ampliou suas projeções para análises jornalísticas, que podem se aproveitar de estatísticas e informações mapeadas através de um aplicativo em tempo real, entre inúmeras outras possibilidades.

Texto por Joana Macedo