Parceria com a Veja Rio avança: mais de 40 estudantes vivenciam produções para a revista

O primeiro semestre de 2020 foi particularmente especial para um grupo de 20 estudantes de Jornalismo, Publicidade e Cinema. Em meio às privações e mudanças bruscas de rotina impostas poela pandemia, eles pautaram e produziram mais de 20 reportagens para o on-line da Veja Rio. Deram a largada de uma parceria entre o Departamento de Comunicação Social e a revista, reinaugurada em fevereiro deste ano. A dose começa a ser repetida no segundo semestre. A adesão de novos 40 estudantes consolida a iniciativa que reforça a integração com o mercado e com a experimentação de linguagens e formatos.

Orientadas pelos professores Alexandre Carauta, Luciana Brafman, Itala Maduel e Felipe Gomberg, também coordenador-adjunto de Jornalismo, alunas e alunos experimentam as competências e os desafios relacionados à produção de conteúdos para o ambiente digital. Vivenciam desde o planejamento, a pesquisa e a apuração até a redação, os ajustes editoriais e a gratificação de publicar suas produções num reconhecido veículo de comunicação.

"A parceria rendeu ótimos resultados e se consolidou. Além de integrar a universidade e o mercado, a iniciativa é ua abertira à experimentação, à criação de novas formas de contar as histórias, enriquecidas nos meios digitais", ressalta a editora da Veja Rio, Fernanda Thedim, formada pela PUC-Rio.

As produções da segunda safra serão publicadas a partir de novembro. As reportagens feitas no primeiro semetres podem ser lidas no endereço https://vejario.abril.com.br/puc-rio/. Algumas delas ficaram entre as mais lidas da revista, como a reçatva aos primeiros lugares da cidade que idosos (entre eles, Gilberto Gil) desejavam reencontrar passada a quarentena; e a entrevista com o coordenador de pesquisas da Fiocruz, Rivaldo Venâncio, entre outras.

As reportagens consumaram aproximadmente três meses, desde a pauta e o roteiro até a redação e a edição. Além das dificuldades inerentes a uma produção dessas, como o acesso às fontes de informação, os estudantes superaram obstáculos decorrentes da pandemia, desde o acúmulo de tarefas em casa até as tensões inevitáveis da pior crise sanitária dos últimos cem anos.

Com a nova parceria, estudantes passam a produzir contetúsos (textos, ádios, vídeos) para a Veja Rio, que voltou a circular em fevereiro deste ano, nas versões impressa (mensal) e on-line. A iniciativa contempla alunos e alunas de Jornalismo, Publicidade e Cinema de diferentes períodos.

A experiência laboratorial multimídia vai ao encontro das demandas narrativas impulsionadas com as transformações digitais, que mudam as formas de planejar, produzir, distribuir, promover e comercializar conteúdos informativos. Essas produções buscam explorar os novos trilhos narrativos e as novas oportunidades profissionais do cenário contemporâneo, numa conjugação de esforços multidisciplinares. A integração de saberes envolve não só a experimentação de linguagens e formatos reconfigurados pelas tecnologias digitais – nas instâncias jornalísticas, publicitárias, audiovisuais etc. –, mas também uma articulação dinâmica entre a academia e o mercado.

O tratamento editorial das reportagens é feito pela editora da Veja Rio, Fernanda Thedim, ex-aluna de Comunicação da PUC-Rio. De viés multimídia, as produções contribuem para pensar e melhorar a cidade, como agente de integração social, de efervescência cultural, de preservação ambiental, de inovação e crescimento econômico, de saúde e bem-estar, de vanguarda artística, de cultivo da memória coletiva etc. A novidade também integra competências, saberes e compromissos éticos da Comunicação ajustados às transformações digitais.