O audiovisual é debatido em palestras de Marina Izidro, Fábio Porchat e Gabriela Viana

Os esforços conjuntos de coordenadores, professores e alunos para ajustas as dinâmicas acadêmicas às mudanças impostas pela pandemia se materializam em iniciativas como o Dia do Audiovisual. O ciclo de palestras com profissionais do mercado audiovisual contemplou diversas reflexões e projeções em torno das mudanças empreendidas pelas novas tecnologias no setor.

Organizado pelos professores Bruna Aucar, Bruno Dieguez, Cristina Matos, Letícia Hees, Mauro Silveira, Rafael Ruzak, Ernani Ferraz e Ermelinda Gentil, o encontro realizado pelo Zoom foi transmido simultaneamente pelo canal Audiovisual PUC-Rio no YouTube. Iniciativas do gênero devem ganhar espaço crescente no Departamento de Comunicação Social.

As palestras reuniram a jornalista Marina Izidro, correspondente internacional em Londres, com 11 anos de experiência na Globo; o ator e roteirista Fábio Porchat, sócio do Porta dos Fundos e apresentador do GNT (o programa de entrevistas ganhou o prêmio APCA no ano passao) e a jornalista e também jornalista Gabriela Viana, apresentadora do podcast Vozes: Histórias e Reflexões, da CBN, com passagens pelos jornais O Globo e Extra. Gabriela conquistou o 41° Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria Produção Jornalística em Áudio, com o episódio LGBTfobia: Medo de quê?', do Vozes.

A pluralidades de experiências e visões dos convidados converteu-se em apreciações enriquecedores para o debate sonbre os rumos do audivisual contemporâneo. Bem recebida pelos alunos, a iniciativa abre o caminho para o avanço de experiências afins e a consolidação daquele canal no YouTube como um repositório de para as disciplinas relacionadas ao audiovisual.