Wilson Gomes discute os entrelaces entre a comunicação hipermídia e os rumos democráticos

O amadurecimento democrático, confrontado com o fantasma da desinformação e do autoritarismo, impõe à comunicação hipermidiatizada velhos e novos desafios. Em torno deles vai gravitar a Aula Magna do Departamento de Comunicação deste ano letivo. Será ministrada pelo professor Wilson Gomes, da Universidade Federal da Bahia, no dia 22 de março, às 11h, pelo Zoom (clique em https://youtu.be/7CAA5ki1qHU para assistir essa aula em nosso canal no YouTube).

Referência em abordagens das instituições políticas do país, Gomes vai compartilhar reflexões sobre a comunicação e a democracia no Brasil contemporâneo. Grande parte deste conhecimento fundamenta-se na liderança do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Digital (INTC-DD), uma rede de laboratórios e centros de pesquisa com 26 grupos de 20 instituições nacionais e 23 grupos internacionais. Um deles é o da PUC-Rio, comandado pelo professor Arthur Ituassu, também coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM / PUC-Rio).

Para a diretora do Departamento de Comunicação, professora Tatiana Siciliano, a Aula Magna "Comunicação e Democracia no Brasil Contemporâneo" reforça a importância de debater os entrelaces entre a mídia e os rumos políticos brasileiros, “seja pela defesa do direito à informação, seja pela consciência na produção de conteúdos que circulam tanto nas mídias de massa, como em ambientes digitais”. Uma das idealizadoras da nova graduação Estudos de Mídia, coordenada pela professora Cláudia Pereira, Tatiana convida:

“Precisamos falar sobre o papel dos profissionais de comunicação no processo democrático do país, no sentido de aumentar a qualidade e a eficiência democrática, com mais participação e cidadania”.

Ela acrescenta que essas reflexões revelam-se especialmente importantes “numa época em que há uma tendência global de escolhas políticas autoritárias e certo desencanto com a negociação por vias democráticas". A Aula Magna de Wilson Gomes, enfatiza Tatiana, contempla a necessidade de discutir os caminhos da comunicação para salvaguardar os princípios democráticos e a defesa da inclusão social e da diminuição da desigualdade.

Além de liderar o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Digital, Wilson Gomes é titular de Teoria da Comunicação e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea na Universidade Federal da Bahia (UFBA).