Seminário debate novas formas de produção e consumo audiovisuais

A comunicação se mostra cada vez mais integrada a diversas áreas, como a dramaturgia. Esta aproximação ecoa no encontro entre o autor George Moura, a diretora artística Luísa Lima e os atores Fábio Assunção e Mariana Lima, programado para a próxima segunda, às 19h, pelo Zoom (https://bit.ly/com-onde-esta-meu-coracao). Com a mediação dos professores Bruno Diegues e Bruna Aucar, eles analisam a série "Onde está meu coração", produção original Globoplay lançada no primeiro semestre deste ano, sob a perspectivas das novas narrativas e dos novos padrões de consumo impulsionado pelas transformações digitais.

Foto: Divulgação/Globo Universidade

Organizado pelo Departamento de Comunicação, em parceria com o Globo Universidade, o seminário Espectorialidades e Narrativas Televisivas reforça o conjunto de palestras, mesas-redondas e oficinas que articulam o setor a diversas frentes acadêmicas e profissionais, como tecnologia, direito, artes, design, letras. Para Bruno Diegues, professor da disciplina que dá nome ao seminário, a iniciativa alinha-se a uma visão mais ampla, plural e integrada da comunicação, expressa no recém-lançado curso Estudos de Mídia:

"O encontro valoriza  também a aproximação crescente entre a academia e o mercado. Temos a oportunidade de conversar com profissionais como George Moura, que pensa de forma profunda o audiovisual", destaca Diegues. Ele completa:

"O intuito principal deste seminário é a gente dissecar uma obra tão atual como "Onde está meu coração", num papo também a diretora artística da série, Luísa Lima, que vem brilhando profissionalmente, e com a participação luxuosa do Fábio Assunção. Eles vão contar para os alunos esse tipo de processo criativo, que busca não só retratar uma realidade, mas também pensá-la."

Professora também da disciplna Espectatorialidades e Narrativas Televisivas, do terceiro ciclo de Estudos de Mídia, Bruna Aucar sublinha a importância do encontro para discutir os rumos da narrativa e do consumo audiovisuais influenciados pelas crescentes dinâmicas digitais:

"Um dos pontos interessantes que queremos ressaltar é a discussão sobre formas emergentes de espectatorialidade, foco da disciplina que vamos ministrar. A série foi produzida para uma plataforma de streaming que aciona novos modelos produtivos e novos comportamentos de consumo. Isso expande as possibilidades narrativas da imagem e sua conexão com o polo receptor, que também pode ser pensado como conteúdo".