Portfólio

Alunos de jornalismo produzem sites temáticos sobre questões relevantes

Após deliberação com o professor Chico Otavio, alunos de uma das turmas de Laboratório em Jornalismo Impresso decidiram produzir um site dedicado ao tema Eleições 2022. Para facilitar o processo de apuração das reportagens, ficou estabelecido que o trabalho ficaria restrito aos preparativos do pleito no Estado do Rio de Janeiro.

Apesar do nome da disciplina, o site incluiu uma nova mídia ao conteúdo tradicional: um podcast produzido a partir de uma entrevista com o atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro, Desembargador Elton Leme, realizada no laboratório de áudio do Departamento de Comunicação.

Uma outra turma dedicou seu site a reportagens que aprofundam as discussões sobre novas visões em torno da escravidão no Brasil. Em meio à complexidade do tema, os alunos mergulharam em questões como a luta pela preservação da memória, envolvendo pontos históricos que carregam as marcas da presença dos africanos escravizados no Rio de Janeiro. As manifestações racistas cada vez mais presentes nos estádios também foram objeto do trabalho jornalístico dos estudantes.

Ainda em relação à preservação da memória, a terceira turma do professor Chico Otavio produziu um site dedicado às ameaças enfrentadas pelo Arquivo Nacional em sua missão de preservar documentos preciosos para o conhecimento e entendimento da história do Brasil.

São reportagens que contam episódios impressionantes do nosso passado e os desafios da instituição para manter seu acervo e ampliar e facilitar o acesso ao material de pesquisa para profissionais, acadêmicos e aos cidadãos interessados.