Produção

Portfólio

Alunos se inspiram em Stuart Hall para produzir podcast sobre favelas

Alunos da primeira turma da disciplina Intertextualidades e Novas Práticas de Leitura, inaugurada no primeiro semestre de 2022 como parte da grade do curso de Estudo de Mídias, adaptaram ao formato de podcast conceitos do pesquisador e pensador Stuart Hall sobre representação. Com orientação da professora Tatiana Siciliano, eles experimentaram a transposição midiática para discutir, em áudio, questões relativas às favelas, com base na obra Cultura e Representação.

O resultado foi a produção do “Favelado pod”, realizado pelos alunos Camilo Amorim, Danielle Bazete – locutora do programa – Julia Porto e Letícia Figueiredo. Os estudantes priorizaram discussões sobre racismo, preconceito e abuso de poder. Ainda com base no trabalho do pesquisador jamaicano, os estudantes construíram novas representações sobre os moradores das favelas cariocas a partir de uma visão intertextual.

Para ouvir o Favelado pod, clique aqui.