Portfólio

Audiodocumentário relembra o passado e mostra o presente da Cruzada São Sebastião

10/07/2023

Com auxílio do funcionário da PUC-Rio Paulo César Brito, alunos da turma do professor Creso Soares Junior na disciplina Experimentações em Mídias Sonoras, do curso de Estudos de Mídia da PUC- Rio, produziram um audiodocumentário sobre a Cruzada São Sebastião. A Cruzada é um conjunto habitacional construído na década de 1950 para abrigar moradores da favela da Praia do Pinto, comunidade já desaparecida do Rio de Janeiro, que ficava às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. O audiodocumentário sobre a cruzada é um projeto de extensão da parceria do Departamento de Comunicação da PUC-Rio com a Comissão de Igualdade Étnico-Racial da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

O conjunto foi construído depois de uma luta de Dom Hélder Câmara, na época bispo-auxiliar da arquidiocese do Rio. Na condição de guia e entrevistado, Paulo César Brito, o PC, na Universidade desde 1973, contou que é um dos primeiros moradores da Cruzada. Ao longo da vida na comunidade, Paulo César fez amigos como os craques Adilio e Júlio Cesar, que brilharam no Flamengo, e criou os filhos, todos profissionais bem-sucedidos nas carreiras que escolheram. Orgulhoso da condição de morador, o anfitrião se ressente do preconceito que os moradores no bairro nobre do Leblon ainda manifestam disfarçadamente em relação aos vizinhos.

Você confere o resultado do trabalho aqui.

Paulo César na Cruzada.                                         Adílio e Paulo César.