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Cardápio amplo de eletivas e optativas reforça ênfase na formação plural, híbrida, inovadora

Os estudantes de Comunicação encontram um repertório de disciplinas mais amplo e flexível. Alinhada aos rumos do mercado e aos vínculos crescentes com outros campos do saber – como informática, administração, direito e design –, a oferta de eletivas e optativas para o segundo semestre reforça a pluralidade e o hibridismo dos cursos de Estudos de Mídia e Jornalismo. As opções extensas (veja as listas completas no final da matéria) favorecem percursos universitários flexíveis, ajustados às construções profissionais. Assim destaca a diretora do Departamento de Comunicação, Tatiana Siciliano:

“Em 2021.2 estamos ampliando a oferta de disciplinas para que os alunos de todos os currículos possam usufruir e escolher os assuntos e tópicos que desejam aprofundar e/ou experimentar. A proposta se estende a todos os currículos em vigência: Estudos de Mídia, lançado em um conceito mais híbrido e flexível; Jornalismo, reformatado a partir das diretrizes curriculares do MEC; e os currículos de 2005.”

Tatiana enfatiza também a importância do conjunto de disciplinas para uma formação plural e consistente, aberto à experimentação e à capacitação inovadora, em compasso com as transformações contemporâneas:

“A ideia é fornecer um cardápio que reforce o papel do comunicador como um formador de opinião, por ser produtor de conteúdo textual, auditivo e audiovisual e um profissional da narrativa. Para atingir esse objetivo, o(a) estudante precisa dominar a linguagem, possuir competências técnicas, conhecer ferramentas tecnológicas, além de contar com uma sólida formação teórica e visão humanista, que permita pensar inovações e alternativas em um mundo em constante mudança”.

A coordenadora de Estudos de Mídia, Cláudia Pereira, reforça o relevo do novo repertório de disciplinas às trilhas profissionais em construção:

“A ampla oferta de disciplinas para 2021.2 representa um novo momento na formação de nossas alunas e de nossos alunos. É a partir de agora que começam a se desenhar as trilhas profissionais construídas com autonomia, sem abrir mão da orientação acadêmica: pautados pelo trabalho da tutoria que vem sendo oferecido, alunas e alunos têm agora à sua disposição uma rica pluralidade de disciplinas optativas e eletivas à sua escolha”.

A professora ressalta também que o cardápio vasto e flexível de disciplinas beneficia estudantes tanto de Estudos de Mídia quanto dos cursos de Publicidade, Cinema e Jornalismo anteriores ao novo currículo, implantado no ano passado:

– Essas alunas e esses alunos também vão se beneficiar, pois podem se inscrever nas novas matérias que passam a integrar a nossa grade. É um momento marcante e muito feliz no Departamento de Comunicação.

O novo cardápio reúne disciplinas optativas, eletivas e obrigatórias. Elas variam conforme o currículo (novou ou antigo) do curso ao qual cada aluna ou cada aluno está filiado, assim como o estágio (ciclo) em que se encontra no curso.

Optativas representam disciplinas temáticas de escolha livre para Estudos de Mídia, de acordo com as respectivas ênfases do curso (Publicidade e Comunicação Corporativa; Cinema e Audiovisual; e Comunicação e Tecnologia), e para Jornalismo. Já eletivas correspondem a disciplinas complementares de livre escolha.

Nesse farto repertório, estudantes ainda podem optar por obrigatórias de outros ciclos. Ou seja, podem antecipar disciplinas de ciclos mais adiantados.

Os três tipos de disciplinas – eletivas, optativas e obrigatórias de outros ciclos – estão disponíveis, embora em categorias distintas, para três grupos de estudantes: de Estudos de Mídiade Jornalismo (currículo 2021); e de PublicidadeCinema e Jornalismo (currículo antigo, 2005). Consulte nos quadros anexos as opções/categorias para cada grupo.

Integram o conjunto de eletivas e optativas para 2021.2 novidades como Espectatorialidades e Narrativas Televisivas, ministrada pela professora Bruna Aucar e pelo professor Bruno Dieguez; Experimentação em Mídias Sonoras, com o professor Mauro Silveira; Negócios e Inovações Tecnológicas, com Marília Martins, também professora de Inteligência Artificial, Comunicação e Tecnologia e Competência Digital, igualmente ministrada pela professora Cristina Matos;  Produção de Conteúdo Multimídia, com Marcos Barbato, também professor de Tecnologia e Ativação de Marcas e Eventos; Produção de Conteúdo Publicitário, com a professora Cristina Bravo; Análise e Métrica de Dados, com Bárbara Assumpção, também professora de Criação para Mídias Sociais; Cinema e Audiovisual: Desafios, com a Patrícia Machado, também professora de Teoria da Imagem.

Do cardápio de novidades, fazem parte ainda Inovações Digitais e Transmídia, com Alexandre Carauta, também professor de Jornalismo Esportivo e Texto Jornalístico (oficina); Narrativas sobre a Sociedade Digital, com o professor Gabriel Neiva; Ética e Direitos Humanos no Mundo Digital, com a professora Marcylene Capper; Texto Jornalístico nas Redes Sociais, com a professora Júlia Cruz; Narrativas Seriadas, com a professora Letícia Hees; Comunicação e Economia, com Luciana Brafman, que ministra também Assessoria de Comunicação, assim como a professora Luciana Pereira; Beatles, Cultura de Fãs e Consumo, com o professor Rafael Rusak; Oficina de Apreciação Musical, com Arthir Dapieve, também professor de Jornalismo Cultural; Comunicação e História em Quadrinhos, com o professor Affonso Araújo; Laboratório de Criação Gráfica, com a professora Mariana Eiras; Jornalismo Político, com o professor Chico Otávio; e Gestão e Modelos de Negócios em Jornalismo, com o professor Giovanni Faria.

Compõem também o variado repertório disciplinas tradicionais, como Comunicação e Meio Ambiente, ministrada por André Trigueiro; Trilha Sonora no Cinema, por David Tygel; Marketing Esportivo, com o professor Luiz Léo;  Comunicação e MPB, com o professor Paulo Cesar Araújo; Comunicação e Psicanálise, com as professoras Madalena Sapucaia e Cássia Chaffin; Linguagem Gráfica e Criação Visual, com o professor Diogo Maduell; História da Publicidade no Brasil, com o professor Leonardo Cavalcanti; História do Jornalismo no Brasil, com Carla Siqueira, também professora de Comunicação e Questões RaciaisTécnica de Comunicação Oral, com o professor Hermes Frederico; Comunicação e Teatro, com a professora Vera Novello; Direção de Arte para Cinema, com a professora Isabel Paranhos; e Como Olhar a Arte, com a professora Rosângela Araújo.

Para o coordenador-adjunto de Jornalismo, Felippe Gomberg, essa variedade de opções expande as frentes de capacitação profissional:

"O Jornalismo ganha não só com a nova grade, mas com as muitas possibilidades para a formação do aluno. As disciplinas eletivas agora estão ainda mais atraentes com a entrada do curso Estudos de Mídia. O estudante de Jornalismo pode escolher, como eletivas, várias disciplinas das três ênfases que compõem essa nova graduação", observa o professor. Ele completa:

"A partir da reforma no currículo, o estudate é também apresentado às novas disciplinas optativas do Jornalismo da PUC-Rio. Destaco as optativas do Núcleo de Jornalismo Especializado. O aluno tem que escolher quatro disciplinas desse núcleo para cursar, como Jornalismo Esportivo, Político, Econômico, Cultural, Local e Internacional, por exemplo."

Consulte aqui a lista completa das eletivas, com as respectivas informações básicas, para:

Estudos de Mídia

- Jornalismo (currículo 2021);

PublicidadeCinema e Jornalismo (currículo antigo, 2005).

 

 


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